CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Entrevista com North Atlantic Drift


Os dias chuvosos podem ter uma trilha sonora, retratando suas diferentes nuances, o North Atlantic Drift captura desses diferentes tons apresentando-nos com melodias suaves, melancólicas e cavernosas, cruzando caminhos com impressões artísticas e sensações,que instigam nosso intelecto em razões muito mais fortes do que o diálogo simples ou conceitos estéticos, trazendo o que a música ambiente deve essencialmente ter: uma investigação sensorial quase palpável do universo que nos cerca, bem como as suas diferentes variáveis ​​dispersas em notas formando uma melodia.

Fiquei muito feliz quando Brad Deschamps concordou em responder algumas perguntas sobre a dupla:
-

Descreva a cena de música “ambiente” em Toronto.

Não há uma cena grande em Toronto, nós encontramos alguns artistas que pensam como nós, cujo trabalho realmente gosto. A falta de uma cena aqui foi uma das razões pelas quais decidimos começar nosso próprio selo - Polar Seas Recordings – com a esperança de reunir alguns desses artistas. Desde isso nos conectamos com Orbit Over Luna e Northumbria, que ambos são daqui e é claro que fizemos alguns lançamentos com eles através de nossa gravadora. Existem alguns outros artistas de música ambiente fazendo um grande trabalho em Toronto- The Gateless Gate e Oswego são outros artistas que lançaram alguns grandes discos recentemente.

Dorian do Northumbria e eu costumávamos tocar em bandas semelhantes orientadas no post-rock e tocamos alguns shows juntos cinco ou seis anos atrás, há uma pequena cena para esse tipo de música também. Mas eu não acho que é qualquer coisa como a cena ambient/drone/post rock na Europa ou em outro lugar, apesar disso, nós trazemos os artistas ocasionais de turismo aqui e há alguns grandes espaços! Realmente, parece que Toronto é mais uma cidade para indie rock, há definitivamente uma grande cena para isso aqui.

Como é que Toronto influencia a sua música, a maneira de escrever, criar?

Eu não tenho certeza de que realmente há uma enorme influência de "Toronto" em nossa música. Temos a sorte de viver em uma cidade grande, porém, e nós definitivamente incorporamos alguns dos sons da cidade nas gravações de campo em nossas músicas. Eu acho que é uma justaposição interessante, a natureza relativamente calma da nossa música e do caos da vida da cidade.

As capas dos seus álbuns são muito bonitas. Como você seleciona as imagens?

A maioria das imagens para as capas são fotografias tiradas por Mike- Canvas, Monuments, e Resolven são todas suas fotografias. A capa do split recém-lançado com Northumbria foi realmente concebida por Scott M2 (scottm2.com) que também é um músico ambiente. Logo que o Dorian do Northumbria enviou as imagens que o Scott criou nós ficamos excitados! Estamos muito felizes com o imaginário do lançamento, ele realmente combina com o tom do álbum.

Como foram as sessões de gravação do novo Split com o Northumbria?

Abordamos as músicas para o split com o Northumbria praticamente da mesma forma que fizemos todos os nossos registros, nós concordamos para o álbum como uma espécie de trilha sonora para a vida no ártico. Então, nesse sentido nós definitivamente estávamos indo para um tom específico com essas músicas, por isso foi um pouco mais estruturado do que a maneira que normalmente compomos. Foi um processo um pouco diferente, mas também se acabou uma trilha sonora para o filme da minha esposa (Shaleen Sangha) “Nayan and the Evil Eye” e eu diria que foi definitivamente mais um desafio!



Como você descobriu "ambient,drone,etc”, e pensou “isso é realmente bom”?

Eu sou provavelmente como um monte de pessoas em que uma das primeiras bandas que ouvi que me introduziu a esse tipo de música era Mogwai. Teria sido por volta da época que o Rock Action foi lançado, eu estava no colégio, e ainda é um dos meus discos favoritos. De lá eu descobri um monte de música muito interessante, obviamente alguma coisa que é um pouco mais suave e mais minimalista.

Como estão as suas apresentações ao vivo?

Nós realmente ainda não tocamos ao vivo! Nós dois tocamos com outras bandas no passado, mas até agora North Atlantic Drift é apenas um projeto de estúdio. Eu acho que isso se relaciona com a falta de uma cena ambiente aqui em Toronto, eu quero dizer, a maioria de nossas vendas de CDs está no exterior, então eu não tenho realmente certeza de que há uma demanda real para o nosso show ao vivo aqui no momento!

Vocês têm bloqueios criativos?

Parece que temos fases em que nós estamos realmente produtivos, eu acho que quando nós trabalhamos no Monuments e, em seguida, Resolven, ficamos muito felizes com a maioria das coisas que nós estávamos gravando, e nós fizemos os registros em um período muito curto de tempo. Mas nós definitivamente temos momentos em que nos reunimos para trabalhar em música e nada realmente vem deles. Eu acho que é natural- às vezes você precisa se inspirar, ou quando você pega algumas para um álbum, o resto vem junto mais fácil.

Quais músicas são seus remédios?

Há definitivamente alguns artistas que eu volto voltar regularmente. Em relação à música ambiente: Max Richter, Grouper, Rafael Anton Irisarri, Windy & Carl, Benoit Pioulard, etc. Eu também ouço regularmente  Marissa Nadler, Pernice Brothers, Wilco, Low, e, ultimamente, “Diamond Mine” – o álbum que King Creosote e Jon Hopkins fizeram juntos uns anos atrás. É lindo.

 
Você ainda ouve os músicos que você estava ouvindo quando começou na música?

Realmente não, eu passei por um monte de fases, quando eu era mais jovem, ouvia muito punk e hardcore quando eu era adolescente, mas tem algumas bandas da escola às quais eu ainda retorno. Mas em geral, as únicas coisas que eu ainda ouço são as músicas que meus pais tocavam muito quando eu era criança - the Beach Boys, Beatles, the Zombies, etc..

Quais foram as principais mudanças de Resolven para seu novo split?

Eu não acho que há uma grande mudança no som do Resolven para esse novo lançamento, mas eu acho que as músicas que fizemos para o split são um pouco mais obscuras porque esse era o estado de espírito que estávamos. Eu acho que a produção melhorou um pouco, que é principalmente crédito de Mike!

Como artistas, vocês acham que a crítica ainda é relevante?

Nós realmente lemos crítica musical. Nós definitivamente lemos cada comentário para os nossos lançamentos e eu acho que isso é relevante. Como um artista, isso ajuda a torná-lo mais consciente do que você está fazendo, e eu acho que alguns desses pedaços de crítica podem escoar para o processo de composição, pode inspirar você a tentar algo diferente ou tentar criar algo único. Eu leio um monte de resenhas de álbuns de outros artistas também, e, em muitos casos, é útil na determinação de quais álbuns eu deveria conferir.

Quais outras artes influenciam sua música?

Acho que o clima de um grande filme pode definitivamente influenciar o processo de composição, alguns dos filmes nos últimos anos que realmente se destacaram para mim (em termos de recursos visuais e de som) são filmes como O Abrigo, Os Suspeitos, Amor Bandido, Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum. Geralmente filmes realmente muito lentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário