Ninguém está em casa. As
lembranças se fundem e os signos externos são apropriados assim como o canto
dos pássaros; a noite passa lentamente, a observação transforma-se em absorção.
As músicas de Sketchquiet são esse processo de absorver e reordenar o mundo que
nos cerca de forma interna. Os versos de guitarra acolhedores de Seize The
Moment flui com umas palavras em seu plano de fundo; são memórias que preenchem
a vastidão do céu noturno e solidificam sensações como saudade e nostalgia. Mas
o que o Sketchquiet realiza não é uma celebração e/ou tristeza em cima do que
já passou, mas como Mário Alencar (ele é o Sketchquiet) é atravessado por essas
lembranças. Porque elas surgem, e se decidem ficar, não há como combater e aí
que músicas como as do Sketchquiet fazem todo o sentido. Elas existem não para
lutar contra os nossos sentimentos, mas para acolher e dar vazão para eles,
para estetizá-los de forma que eles também caracterizem uma presença. Sketchquiet
pinta um cenário que sentimentos paradoxos são possíveis, nenhum contorno é
simplesmente objetivo nessas duas canções. Todos os rabiscos são precisos e
necessários.
Amanheceu e pouca coisa ainda faz
sentido. Os versos de guitarra ainda são aquela mesma melodia da última noite,
mas tanta coisa mudou, meu humor é outro. Eles continuam acolhendo minhas
sensações. Na pausa de uma música para a outra, realidade se mostra existente,
rígida como um concreto. Nós podemos acordar todo dia na mesma hora, mas o céu
está sempre diferente. Indiferente a todos nós. O que eu sentia, ontem, na
primeira vez que ouvia essas músicas, eu não me lembro. Acho que assim eu posso
entender um pouco melhor a fragmentação da voz em The Nature Only Wants To
Please Itself. Afinal, nossas memórias só obedecem a si mesmas e suas ordens
malucas e caóticas. Elas são como os cantos dos pássaros; determinadas por suas
vontades.
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