Eu realmente ficaria feliz se os
leitores, para chegar a Presença, ouvissem os três trabalhos anteriores de Cássio
e suas relações explosivas com o instante. Cássio descreve lugares e como ele
se sente neles. É a manifestação de uma ocupação. Mas Cássio descreve por
impressões, por surgimentos abruptos; nesse tipo de estrutura em que
“descrever” é um atravessamento de lugares. Ele descobre a “presença” indo além
das formas; ele ouve os ruídos, as cordas do violão, a mesma risada; a presença
é a insistência e o que se repete, mas também é o que morre ante mesmo de
ganhar contornos definidos. Não podemos confiar na presença, como demonstra
Cássio. Ela é pueril. Nem sempre o instante ganha formas e é exatamente aí que
Cássio opera todo esse disco. Mas muito mais do que uma questão filosófica, a
afirmação do músico e de sua existência passa por cada som que é vazado em
Presença; existe muito mais do que pensamos, existe muito mais do que podemos
definir.
Presença é um cuidadoso processo
de catalogar instantes altos e monótonos que ganham muita importância quando
são sentidos de outras maneiras; os barulhos constantes saem então do campo da
simplicidade significante (as buzinas de carro) para se transformarem em
símbolos dos multielementos que nem sempre ganham forma definida. Por isso que são
encontrados monumentos em toda operação de Cássio; os sons saem da esfera
cotidiana porque seus contornos não são limitados. O que Cássio faz é dar
liberdade e vazamento para esse emaranhado de “lugares-comuns”. Ele musica
esses lugares. Devolve a eles o formato artístico que eles são.
A intenção de Cássio fica
evidente já na primeira peça, que tem participação de Cadu Tenório; uma imersão
sensível em lugares que, através do processo de imersão e desconstrução, vão
nos presentear essências sonoras que precedem a forma. Isso porque o músico é
muito transparente em relação às suas ferramentas; a investigação contida em
Presença também é uma exposição de alguém que foi passado por esses lugares. Suas ações são atitudes do dia-a-dia que
se potencializam na música contida nessas peças justamente pela sensibilidade
de Cássio; o lugar é indiferente a ele, mas é graças ao músico que esses
lugares que se misturam em sua estética repetitivo-agressiva podem ganhar uma
afirmação tão positiva, ainda assim que não estejam completamente definidos,
que não estejam completamente dissociados uns dos outros. Ele releva as frestas
do cotidiano, o quão explorador uma caminhada a dois pode ser, quando você está
andando ao lado de alguém e as risadas dessa pessoa se misturam com uma melodia
que você lembra, com o barulho dos metais da cidade.
Todo esse mistério é manifestado
na maneira que ele manipula esses elementos, esses encontros aglutinados. Cássio
é um observador de seu ambiente e suas percepções do que pode ser musicado são
evidenciadas em faixas como Condução, em que a saturação extrema é cortada
abruptamente, porque ele chegou a algum lugar, ou porque simplesmente ele
decidiu parar. A quantidade de sentimentos que ele consegue demonstrar através de
barulhos considerados não musicais refletem uma abertura do músico a esses
lugares. Apesar da agressividade aparente de Presença, suas consecutivas
ouvidas mostram quão sutis são os detalhes que Cássio explora. São
deslocamentos frequentes, explosões imprevisíveis que interrompem uma frase,
ainda assim continuam o clima ambiente. Porque Cássio não quer modificar as
estruturas que o cercam, mas obviamente suas percepções são frágeis,
constantemente incertas e, mesmo assim, ele quer evidenciar essa fragilidade. É
sua única certeza.
Musicalmente, Presença representa
uma tentativa de recolher o caos interno e externo e dar alguma ordem possível.
A ordem escolhida é representada de forma caótica também, mas dessa vez Cássio
recolhe essas impressões incertas e as cataloga de acordo com sua memória
afetiva e seus laços, como o lindo final de “Dois”, em que as risadas fecham a
peça. Essas memórias estritamente individuais também garantem para o músico um
escape, porque muitas vezes o peso de Presença recolhem sentimentos mais monótonos,
um afogamento lento em repetições que refletem um mundo que está se esgotando
de si mesmo. O que fica evidente em “Caminhão de Lixo”, que tem a participação
de Cadu Tenório e que se repete exaustivamente, insatisfeita com os destinos
que uma grande volta pela cidade revela. “Condução” e seu corte final me soa
como um símbolo da repetição extrema em que essa mesma cidade esgotada na faixa
anterior revela para alguém; mas ela é mais nervosa e rápida, ela é a saturação
de toda insinuação anterior. Parece que a presença da cidade nunca vai ceder, e
que essa sensação na verdade vai se amplificando- desde as buzinas da primeira
faixa até ter essa explosão agonizante. Mas se é a partir daí que Cássio
prefere discursar, ele atesta sua vida na metrópole, todas as vibrações escondidas
em Presença afirmam de algum modo a existência.
Inspirações como pessoas
extremamente próximas se juntam na percepção de Cássio, e ao mesmo tempo em que
as risadas dessas pessoas se desintegram e outros barulhos ganham mais vida,
essas memórias, ainda que distorcidas e distantes, mostram alguém que ainda não
se rendeu. Exatamente essas distorções podem ser encaradas como metáforas
estetizadas das alterações constantes de humor do músico. Ele desconstrói suas
memórias e é nesse processo que todo intervencionismo exterior se instala e se
torna parte do processo também. Uma mente que está constantemente indo para
frente e regredindo. E é essa movimentação que instaura uma Presença, ainda que
obscuramente definida.
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